Ano novo Chinês 利事

O Ano Novo Chinês é a festividade mais importante para os chineses. Também é conhecido como o Ano Novo Lunar Chinês porque a sua data é determinada pelo calendário lunar e, geralmente, comemora-se no final de janeiro ou de fevereiro, já que varia a cada ano. A celebração do Ano Novo Chinês dura 15 dias, durante os quais são seguidos inúmeros rituais e tradições. Na véspera do Ano Novo, os chineses limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, presenteiam os deuses que protegem a casa, preparam as roupas, organizam a empresa e o comércio.

A cor vermelha, por ser yang e vibrante, é a predominante durante as comemorações do Ano Novo. O vermelho simboliza a transformação, o movimento e a vida, por isso, as mulheres usam um vestido novo nesta cor para atrair a sorte e o amor ao longo do ano. Além do vermelho, o amarelo, o roxo e o dourado também são consideradas cores auspiciosas, pois segundo os chineses, atraem a riqueza e a prosperidade.

Durante as festividades do Ano Novo Chinês, as pessoas acendem lanternas vermelhas e penduram-nas diante da porta principal durante 15 dias. É lançado fogo de artifício para espantar os maus espíritos, o azar e as más energias. Na noite da véspera, é servido o último jantar do ano no qual a família se reúne para a refeição de encerramento do ciclo anual. Na última noite do ano são preparados pratos especiais para trazer todo o tipo de sorte, riqueza e felicidade. Não podem faltar os bolinhos em forma de lingotes de ouro; o peixe que representa o dinheiro; as tangerinas, também chamadas de laranjas da sorte; o prato feito com arroz moti que representa a prosperidade e o talharim (macarrão) que simboliza a longevidade. Todas as frutas e doces são servidos em bandejas ou pratos vermelhos.

No primeiro dia do ano é comum as crianças e os solteiros da casa serem presenteados pela matriarca da casa (avó ou bisavó) com um envelope vermelho com dinheiro. Este envelope é oferecido com propósitos auspiciosos. Em algumas zonas da China o envelope vermelho é oferecido na última noite do ano pelo homem mais velho da família aos outros homens, mas só pode ser aberto depois de entrar o novo ano. O ato de entregar o envelope vermelho (hong bao) representa a generosidade e o desejo de boa sorte.

Os chineses têm também a tradição de escrever os seus desejos com tinta preta em tiras de papel vermelho e pendurá-los na porta de entrada. Para os chineses, o preto representa a água e a sabedoria; o vermelho representa o fogo e o sucesso.

Nas ruas é costume ver-se outras celebrações muito importantes como a Dança do Dragão e a Dança do Leão. A Dança do Dragão é uma das atrações mais aguardadas. Os chineses acreditam que a coreografia realizada com a ajuda de aproximadamente 20 pessoas, ajuda a trazer prosperidade, sorte e renovação. A Dança do Leão tem o objetivo de atrair prosperidade e sorte durante todo o ano.

Rituais do Ano Novo Chinês

Para os chineses o Ano Novo é uma festividade rica em rituais e superstições, os quais são usados para assegurar um ano auspicioso, afastando tudo o que possa ser negativo e atraindo as energias positivas.

O 1º dia de festejos dá as boas-vindas aos deuses do Céu e da Terra, e por isso as pessoas evitam comer carne neste dia pois acreditam que assim estão a atrair uma vida longa e feliz. Este é o dia da Lua Nova.

No 2º dia, os chineses rezam não só aos seus deuses como também aos seus antepassados. É considerado o dia de todos os cães, e por isso os Chineses dão particular atenção nesse dia a estes animais de estimação.

No 3º e 4º dias de festejo os genros prestam homenagem aos sogros, e os filhos aos pais.

O 5º dia é chamado Po Woo, e as pessoas ficam em casa para dar as boas-vindas ao Deus da Riqueza. Evitam visitar amigos ou familiares pois têm a superstição de que isso poderá trazer-lhes maus agoiros.

No 6º dia visitam os familiares e amigos, e dirigem-se aos templos onde vão rezar e pedir fortuna e saúde aos deuses.

No 7º dia do Ano Novo, considerado o dia dos agricultores, fazem uma bebida composta por sete cereais para celebrar. Comem noodles, que simbolizam a longevidade, e peixe, que representa o sucesso. É festejado o nascimento de todos os seres humanos.

O 8º dia é também dedicado a visitar amigos e familiares. Reza-se a Tian Gong, Deus do Céu.

No 9º dia fazem oferendas e rezas ao Imperador Jade.

Entre o 10º e o 12º dias convidam amigos e familiares para jantar, oferecendo banquetes.

No 13º dia comem só arroz e choi sum para purificar o organismo.

O 14º dia é a preparação para o festival das lanternas que se celebra na 15ª noite.

No 15º dia, a primeira noite de Lua Cheia, as pessoas saem à rua com as suas lanternas coloridas e celebram, nas ruas, com as pessoas queridas. Comem bolos de arroz.

Superstições de Ano Novo

Na noite de Ano Novo todas as portas e janelas devem estar abertas à meia-noite para deixar o ano velho sair. A casa deve ser limpa antes do Dia de Ano Novo. As dívidas devem estar pagas até esta data, para afastar o mau Feng Shui das finanças. A primeira pessoa que se encontra e as primeiras palavras ouvidas considera-se serem importantes para determinar a sorte que se irá ter ao longo do ano. Ouvir e ver pássaros vermelhos é considerado um bom presságio.

Antes do dia de Ano Novo as famílias chinesas decoram as suas salas de estar com vasos com botões de flores, laranjas e tangerinas e oito variedades de fruta cristalizada, para começar o ano de forma doce. Escrevem também votos de felicidade em papel vermelho que colocam na parede.

Endereço:
  Rua da Fé, 275 Jardim Cotia - Cotia SP
  (11) 9-8650-1079
  E-mail contato@maochuen.com.br