CHIN-NA 擒拿

O Chin-na (pronuncia-se Tchin-na) é um conjunto de técnicas de luta que está presente na maioria dos estilos de artes marciais chinesas, como por exemplo o estilo Shaolin do Norte, o Choy Lei Fat e o Mao Quan. Registros históricos comprovam que o Chin-na surgiu no mosteiro Shaolin do Norte há mais de 1.000 anos.

O general Yue Fei (1.103 - 1.142), da dinastia Song, aprendeu o Kung-fu do mosteiro shaolin do Norte e foi o primeiro a organizar o Chin-na e ensiná-lo no exército. O imperador Taizu da dinastia Song (Song Taizu) e posteriormente Yue Fei foram os pioneiros na aprendizagem do Kung-fu de Shaolin, pois o ensino do Kung-fu no templo Shaolin era restrito: só sacerdotes podiam aprendê-lo.

O imperador Taizu criou então o estilo longo que chamou de Taizu Ch'ang Ch'uan, que incluía a arte do Chin-na. Depois da queda da dinastia Song, Yue Fei foi executado. Em consequência disso o Chin-na desapareceu por décadas até ser descoberto novamente na dinastia Ming (1.368 - 1.644) sendo então aperfeiçoado e incorporado a vários estilos de artes marciais chinesas.

Chin-na significa "capturar e segurar". Estas também são baseadas na arte do Dian Xüe que consiste em acertar pontos vitais do adversário para neutralizá-lo, causando sua morte súbita ou até mesmo paralisia de partes inteiras do corpo.

Na dinastia Ch'ing (1.644 ~ 1.911) o Chin-na foi incorporado oficialmente ao exército e à polícia como matéria obrigatória. O seu treino enfatiza a pegada nas juntas e quedas assim como torções seguidas de imobilizações e quedas.

Durante a Segunda metade da dinastia Ch'ing, o Chin-na tomou-se praticamente uma arte marcial independente sendo ensinado nas academias de policia, empresas de segurança e na academia militar de Whampoa em Cantão, a mais importante da China durante a primeira metade do século 20.

Tung Tsong Yi (1.880 ~ 1.971) foi o Grão-mestre responsável pela propagação da arte e sua grande popularização na China no século 20. Mestre Tung era versado em Suai-Jiao (Wrestling Chinês) e Chin-na. Trabalhava como chefe de segurança em escolta de caravanas e guarda costas de políticos. Com a proclamação da república velha em 1.912, Tung foi promovido a capitão da Primeira Divisão da Cavalaria de Combate.

Em 1934 tornaria-se general. Aposentou-se e foi ensinar Kung-fu na academia nacional de artes marciais em shanghai. Tung Tsung Yi aperfeiçoou seu Chin-na e criou 72 técnicas básicas. Essas técnicas bem treinadas são suficientes para neutralizar qualquer ataque.

É importante enfatizar que o Chin-na é baseado em conhecimentos médicos no uso da energia vital, que os chineses chamam de "Chi", pois a sua técnica não é executada usando força contra força mas sim a condução da força do oponente - ou seja, o desvio de sua força contra ele próprio para neutralizá-lo.

O Chin-na hoje em dia é largamente praticado na China, principalmente nos programas de instrução de artes marciais do exército vermelho, escolas de defesa pessoal etc. Apesar de essas técnicas estarem presentes em diversos estilos de Kung-fu, grandes especialistas como Tung Tsong Yi organizaram-no de tal forma que puderam ser ensinadas separadamente, aproveitando o máximo de sua eficácia.

Endereço:
  Rua da Fé, 275 Jardim Cotia - Cotia SP
  (11) 9-8650-1079
  E-mail contato@maochuen.com.br