Wushu Sanda

Sanda Wushu

As Cores e Seus Significados na China

Na China, assim como os hábitos de não colocar guarda chuva em cima da cama, não colocar dinheiro em cima da mesa de refeição, e não deixar sapato virado, as cores também têm seu significado.

Baseados no Taoísmo, na medicina e no feng shui, os chineses entendem que a cor alimenta o espírito e expressa a profundidade da experiência humana. Sendo assim, elas tem correspondência com os cinco elementos da natureza: água – preto; fogo – vermelho; madeira – azul e verde; metal – branco; terra – amarelo.

Preto - Heisè
Significa - imortalidade, conhecimento, estabilidade e poder. O preto corresponde ao elemento água, simboliza o céu e é considerado uma cor neutra. O símbolo do Yin e Yang, por exemplo, usa preto e branco para representar a unidade, imortalidade e morte. Antes da dinastia Tang,o preto era considerado o rei das cores, ou seja, tinha o prestígio que tem hoje, o vermelho. Era usado em tudo, desde roupas até utensílios.

Vermelho – Hongsè
Significa - felicidade, sucesso, beleza, vitalidade e boa sorte. O vermelho representa o fogo e é a cor mais popular da China. É também sua cor nacional. A influência do vermelho na China é tão forte que as noivas costumam usá-lo em seus vestidos e os bebês em “amuletos” e roupas. O poder desta cor esta relacionado ao uso dela pela Casa Imperial, como pode-se ver nos prédios da Cidade Proibida em Pequim.

Azul – Lánsè e Verde – Lüsè
Verde – significa dinheiro e riqueza. Azul - representa cura, confiança e longevidade. Na China antiga, estas duas cores eram consideradas complementares e representavam, em conjunto, natureza, renovação, vigor e vitalidade. Existe uma lenda que, há milhares de anos, uma mulher importante na China tinha um amante e deu ao seu marido um chapéu verde. A intenção era que seu amante, assim que visse um homem de chapéu verde na rua, soubesse que sua amada estava sozinha em casa e, assim, poderia vê-la. Não se tem comprovação destes fatos, mas os chineses acreditam, até hoje, que boné, chapéu ou qualquer coisa verde na cabeça simboliza infidelidade.

Branco – Báisè
Significa – brilho, pureza e plenitude. Apesar de ter conotações positivas, esta cor também está associada à morte e luto, usada predominantemente em funerais. Por isso, antigamente, usava-se somente roupas brancas quando se chorava pelos mortos.

Amarelo – Huangsè (Dourado – Jinsè)
Significa - realeza e poder. Para os chineses, o amarelo corresponde a terra e é considerada a cor mais bonita e de prestígio. O amarelo foi a cor da China Imperial e é tido como a cor simbólica de seus cinco imperadores lendários. Nesta época era utilizada na decoração dos palácios, altares e templos, e somente o imperador podia usá-la em roupas. Apesar de representar realeza e poder, ela também significa a libertação das necessidades materiais, motivo pelo qual as vestes dos monges budistas são amarelas.

Curiosidade

Para os chineses o estigma de uma cor estar vinculada ao gênero, como acontece no Ocidente, azul – masculino e rosa - feminino, não existe, para eles é um vínculo inexistente.

Endereço

  Rua da Fé, 275 Jardim Cotia - Cotia SP
  (11) 9-8650-1079
  E-mail contato@maochuen.com.br

Sobre o Instituto

Instituto Mao Quan 2018 - Todos os direitos reservados