Historia da Associação Mao Chuen


No final da década de 80 um grupo de professores de Kung Fu / Wushu do estilo Mao Chuen formado pelos discípulos mais velhos do Mestre Ronaldo Candido Ferreira pensando na organização do estilo Mao Chuen decidiram fundar um instituto para promoção da filosofia do Kung Fu e para a preservação do Estilo Mao Chuen. Após a elaboração deste projeto o que se tornaria o Instituto Mao Chuen passa a ser nomeado de Associação Mao Chuen do Brasil Cultural e Artística por contemplar a organização do estilo em âmbito nacional. O sistema de ensino passa a ser organizado com a orientação do discípulo mais velho do estilo, o professor Carlos Alberto, mais conhecido com Carlinhos do Tigre. Infelizmente, em 1989, o estilo sofre uma grande perda com o falecimento do professor Carlinhos do Tigre e o andamento do desenvolvimento da Associação Mao Chuen fica interrompido.

Após 08 anos, há um reencontro dos professores Francisco Crizante, Valdir Real, Carlos Moreno, Irineu Souza, Cícero Tarzan, Jairo Patti entre outros para dar prosseguimento ao projeto previamente idealizado e no dia 10 de julho de 1997 funda-se a Associação Mao Chuen na cidade de Barueri/SP. O sistema de ensino passa a ser reestruturado bem como o sistema de graduação. Dois anos depois, a Associação filia-se a Federação Paulista de Kung Fu, FPKF, iniciando sua participação em competições oficiais.

Com o passar dos anos a Associação passou por várias diretorias e seus membros variaram com a entrada e saída de diversos professores, permanecendo poucos da formação original, ficando então a cargo do Mestre Francisco Crizante a presidência da Associação, até os dias de hoje, e como conselheiros os Mestres Irineu Souza e Carlos Moreno. No ano de 2011, com a entrada dos professores da Mao Chuen no Grêmio Recreativo Barueri e com a consequente ampliação no número de alunos atendidos, principalmente de crianças, viu-se a necessidade de revisar a estrutura até então utilizada e reformar o sistema de graduação, passando agora para 13 fases para a formação de um instrutor (faixa preta). Foi também reorganizado o sistema de graduação dos instrutores, separado em 3 Duan (fase) e cada fase dividida em outras 4 etapas.

Nos anos seguintes a criação da Associação, outras modalidades de Kung Fu / Wushu foram sendo introduzidas como o Qi Gong, o Tai Chi Chuan e as modalidades de Wushu moderno Taolu (rotinas) e Sanda (boxe chinês). Com a filiação a FPKF iniciou-se o ciclo de competições da equipe da Mao Chuen que trouxe vários títulos, estaduais, nacionais e internacionais nas diversas modalidades ensinadas pelos professores da Associação.

A Associação Mao Chuen continua em aprimoramento, buscando sempre zelar por seus alunos e professores que levam a filosofia e os conhecimentos aqui adquiridos para centenas de alunos em todo o país.


Endereço

  Rua Darcy Ribeiro, 228 Jd. Santa Maria - Osasco - SP
  (11) 9-8650-1079
  E-mail contato@maochuen.com.br
 (11) 98650-1079
Kung Fu Mao 2024 - Todos os direitos reservados