CERIMÔNIA DO CHÁ – 茶道

A Cerimônia do Chá é chamada chadao,( 茶道, “o caminho do chá”). É uma atividade tradicional com influências do Taoísmo e Zen Budismo, na qual chá verde em pó (matcha, 抹茶) é preparado cerimonialmente e servido aos convidados.

A evolução da Cerimónia do Chá (茶道) chinesa espelha o crescimento da importância do chá dentro da cultura chinesa. No início, o chá era cultivado e usado exclusivamente como erva medicinal, principalmente dentro dos Templos. Os monges começaram a usar o chá para ensinar o respeito pela natureza, humildade e um senso geral de paz e tranquilidade. O espírito da Cerimónia do Chá chinesa é descrito como “he, jing, ji, qing” o que se traduz em “paz, respeito, harmonia, pureza”. Os monges sentiram que poderiam ilustrar profundos conceitos filosóficos através do chá. É por essa razão que as Filosofias subjacentes ao Confucionismo, Taoísmo e Budismo misturam-se todas com a Cerimónia do Chá.

Com o tempo, as pessoas reconheceram os benefícios do chá para a saúde, mas também o elevado prazer da sua fruição. Cerimónias do chá eram parte das celebrações no enterro de imperadores e seus familiares. O primeiro documento que fala de uma Cerimónia do Chá data da Dinastia Tang há mais de 1200 anos.

Cha-Kung fu

No Wushu Está ligado à ideia de habilidade na prática, assim como demonstração de respeito entre o professor/mestre e o estudante/discípulo. Geralmente a cerimônia é utilizada para a graduação do discípulo/faixa preta e simboliza, respeito, paz, tranqulidade, entre outros. É também uma forma de estimular a mente e procurar inspiração de uma maneira saudável.

O espírito da cerimónia do chá chinesa é descrito como “hé, jìng, ji, qing” o que se traduz por “paz, respeito, harmonia, pureza” Cada um destes elementos é indispensável para fazer uma bonita Cerimónia do Chá.

PAZ (HÉ)

A arte do chá requer ambientes claros, sossegados, puros e organizados. Especialmente no que respeita ao espaço à volta da mesa, mas, mais importante ainda, uma mente clara e organizada. A mente deve estar focada exclusivamente no chá, no seu aroma e gosto agradáveis.

RESPEITO (JÌNG)

É a raiz de tudo na terra. Para as pessoas, respeito significa honestidade em atitude e acções para com o outro. Ao beberem chá juntos, as mentes do anfitrião e convidados devem estar em sintonia para que esse momento possa ser verdadeiramente especial e de fruição do chá.

HARMONIA (JI)

A harmonia está nas formas e modos, mas a alegria está também no espírito e no coração. Ao beber chá, pode-se “provar” o prazer de viver e “treinar” o coração para ser generoso.

PUREZA (QING)

Significa, por um lado, pureza e conhecimento dos mistérios espirituais e da mente sã e, por outro, permite a combinação de conhecimento e desconhecimento do que é espiritual.Beber chá pode iluminar a capacidade e consciência, mostrando a direcção certa e permitindo alcançar grandeza.

Endereço:
  Rua da Fé, 275 Jardim Cotia - Cotia SP
  (11) 9-8650-1079
  E-mail contato@maochuen.com.br