MĀO QUÁN NO BRASIL

Grão Mestre Ronaldo Candido Ferreira

Māo quán (貓拳) ou Mou Kuen (Boxe do gato) é um estilo de kung fu proveniente da região sul da china, essas tecnicas se mantiveram principalmente nas regioes de Yunnan, Chóng qìng, Sì chuan e Guang xi e assim como outros estilos também é baseado nos movimentos dos animais, nosso sistema é constituído basicamente por 6 estilos fundamentais (tigre, serpente, carneiro, palma, cegonha e louva deus) e outros 6 estilos avançados (Gato, leopardo, dragão, grou, caranguejo e águia) como o próprio nome diz nosso sistema tem como principal estilo o gato que dentro de nossa linhagem é um estilo avançado, para que o praticante desenvolva o gato é necessário antes treinar os estilos fundamentais.

O gato utiliza movimentos triplos, multi focais, com as patas, garras, punhos, pés, joelhos, cabeça, cotovelos, costas e ombro usando sempre: contração interna, impacto e velocidade.

O estilo foi introduzido no Brasil nos anos 60 por um imigrante chinês que provavelmente fugiu da china por conta da revolução promovida por Mao Tse-tung, este imigrante é conhecido como Sr.Peng Hao Ming.

Sr. Peng trabalhava em uma trasnportadora como ajudante e em uma de suas viagens pelo interior de São Paulo(Ribeirão Preto) Sr.Peng Hao Ming, acabou conhecendo um menino de 13 anos chamado Ronaldo Candido Ferreira que era praticante de karate, após observar o grande potencial do jovem Ronaldo Sr.Peng passou lhe ensinar as técnicas do estilo Mao Quan que a principio eram um conjunto de aplicações de combate.

O dialogo entre eles era muito dificil pois Sr. Peng pouco conhecia a lingua portuguesa porem de forma muito simploria ele disse ao jovem Ronaldo que aprendeu o estilo com sua familia, após alguns anos de intenso treinamento Ronaldo teve que se mudar para São Paulo e acabou perdendo o contato com seu mestre.

A partir daí o hoje Grão Mestre Ronaldo, passou a pesquisar e treinar incansavelmente junto com seus dois irmãos Rogerio e Rodolfo as técnicas aprendidas com Sr.Peng Hao Ming.

Após anos de treinos, pesquisas e desenvolvimentos pessoais no ano de 1975 mestre ronaldo veio a conhecer o Sr. Wilson que era praticante do estilo Wing Chun que impressionado com o seu potencial, conversou com o seu mestre Thomas Lo (Lo Siu Chung) sobre as técnicas vistas. O mestre Thomas Lo, convidou à sua casa para que Ronaldo demonstrasse suas técnicas.

Grão Mestre Leung Wing Hang
A partir deste momento obteve reconhecimento do mestre Thomas Lo de que realmente, Ronaldo com seu treino e pesquisa, tinha resgatado uma forma de kung-fu muito antiga e não encontrada em academias. Mestre Thomas Lo resolveu completar seus conhecimentos com técnicas avançadas de respiração e concentração.

Após ter praticado as técnicas, voltou à residência do mestre Thomas Lo e fez uma nova apresentação. Terminada a apresentação mestre Thomas Lo convidou Ronaldo a participar de uma humilde xícara de chá junto a sua família. Nessa ocasião foi lhe dito que estava apto para abrir uma academia.

Desde então, o Mestre Ronaldo adaptou uma metodologia à vivencia marcial que ele já possuía para poder lecionar as técnicas de Kung Fu Mao Quan que tem como característica principal o uso das articulações, respiração e uso da energia “Qì” em todos os movimentos com explosão. Então mestre Ronaldo, fundou a 1ª Escola de Kung Fu Mao Quan em 10 de outubro 1977 na cidade de Osasco (grande São Paulo). Por volta de 1984, Ronaldo passou a residir em Fortaleza CE, passando a vir periodicamente para São Paulo para ver a família e continuar o treinamento dos seus alunos mais velhos, isso ocorreu até 2004, quando retornou em definitivo a São Paulo.

Hoje em dia Grão Mestre Ronaldo, ministra aulas apenas para alunos graduados e ministra cursos de aperfeiçoamentos dos estilos que formam o sistema Mao Quan de Kung Fu

Caracteristicas fundamentais

Gato - Māo 貓

O gato utiliza movimentos triplos, multi focais, com as patas, garras, punhos, pés, joelhos, cabeça, cotovelos, costas e ombro usando sempre: contração interna, impacto e velocidade e ataques perigosos e súbitos, confundindo o oponente. O Praticante desenvolve velocidade, destreza e precisão.

Punho ou carneiro - Yáng 羊

O praticante desenvolve força e resistência física. È baseado no animal carneiro, sendo um Estilo robusto que usa movimentos curtos, médios e longos assim como baixos, médios e altos, Além de chutes, cabeçadas, joelhadas e cotoveladas. Etc tornando todo o corpo uma arma mortal.

O punho é conhecido por sua devastação. Alguns treinamentos específicos para esse estilo envolvem exercícios de respiração, exercícios de força com o peso do próprio corpo e com equipamentos, rolamentos, entre vários outros.

Palma - 掌 Zhǎng

O Praticante desenvolve força e contração interna. Os movimentos de palma são curtos, com extremo impacto e dano interno. A palma desenvolve invunerabilidade natural no praticante que a treina.

Alguns treinamentos desse estilo envolvem técnicas de respiração, exercicios de contração e força interna usando diversos espaços e equipamentos, endurecimento da mão entre outros.

Tigre - Hǔ 虎

Os movimentos de ataque e defesa do estilo tem um método de usar as mãos em forma de garras, que podem servir para bater, agarrar ou rasgar, entre outras possibilidades.

O tigre é conhecido por sua força, com movimentos secos e curtos que utilizam todo o peso do corpo na pata. O praticante desenvolve força e resistencia fisica, posturas baixas, ferocidade e tenacidade. seu treinamento, dentre diversas outras coisas, fortalece de forma consideravel a força nos dedos e antebraço, bem como o fortalecimento ósseo. è conhecido pelos chineses como "Aquele que espanta os maus espiritos".

Serpente - Shé 蛇

O estilo da serpente é executado utilizando as mãos simulando a cabeça de uma serpente. A Serpente tem movimentos contínuos, rítmicos e precisos, que se adaptam e envolvem seu oponente, realizando ataques perigosos e súbitos, confundindo o oponente. O Praticante desenvolve velocidade, destreza e precisão.

Dentre os treinamentos desse estilo, temos exercícios de respiração, giros dos braços, treinamento de passos e movimentações especificas mergulho, etc

Louva a Deus - Táng Láng 螂

O estilo Louva a Deus possui as características agressivas de ferocidade e combatividade do inseto. Possui golpes precisos e potentes que são desferidos a curta distancia e de forma bastante veloz. Utiliza diversas partes do corpo para atacar, como punhos, dedos, cotovelos e também chutes poderosos, além da capacidade de projetar o oponente ao chão em diversos movimentos.

O praticante desenvolve boas posturas, bloqueios e contra ataques. O Louva a Deus é paciente e utiliza sempre movimentos duplos em alvos distintos. Alguns treinamentos desse estilo envolvem o fortalecimento e mobilidade da articulação do punho, calejamento do dorso da mão (muito usada para desferir golpes potentes), exercícios de respiração, entre vários outros.

Cegonha - Guàn 鸛

A cegonha utiliza movimentos leves e longos, visando sempre os pontos vitais do oponente e atacando esses pontos com força, entretanto, se movendo de forma leve e graciosa. A cegonha é característica por usar a ponta dos dedos unidos em forma de bico para realizar seus ataques. O praticante desenvolve equilíbrio, leveza e precisão dos pontos vitais. Ela fortalece e alonga os tendões além de ser especialista em sair de torções.

Alguns dos treinamentos desse estilo envolvem exercícios que visam a movimentação leve e ataques aos pontos vitais, técnicas de respiração, etc.

Endereço

  Rua da Fé, 275 Jardim Cotia - Cotia SP
  (11) 9-8650-1079
  E-mail contato@maochuen.com.br

Sobre o Instituto

Instituto Mao Quan 2018 - Todos os direitos reservados