Wushu Sanda

Sanda Wushu

Você conhece o Wushu Moderno?

A República Popular da China, após 1949, iniciou estudos para criação de um esporte que fosse típico da China, com vista a ser incluído nas Olimpíadas, divulgando assim os valores culturais do País. A escolha recaiu sobre o Kung Fu, mundialmente conhecido. Porém, tendo começado os trabalhos de catalogação dos estilos existentes, verificou-se que o trabalho seria mais árduo do que parecia a princípio, dado o exorbitante número de estilos existentes. Optou-se, então, por fazer uma seleção de técnicas para formar um novo estilo, próprio para competições, então assim nasceu o Wushu Moderno.

No fim dos anos 70 o governo chinês voltou a dar ênfase aos esportes e o wushu foi reintroduzido nas faculdades de educação física e incrementou seu conteúdo criando novas rotinas. Foi fundada em 1990 a IWUF – International Wushu Federation, da qual a Confederação Brasileira de Wushu/Kungfu é membro fundador. O campeonato mundial acontece a cada dois anos desde 1991. Recentemente a IWUF foi aceita como membro do Comitê Olímpico Internacional.

As competições de Wushu Moderno são divididas em Taolu (Formas), Duilian (Luta Combinada) e Sanda (Combate Livre). As rotinas podem ser executas a mão livre ou com armas, individualmente ou por mais de uma pessoa (combinadas). Cada estilo possui características relativamente nítidas que permitem uma fácil identificação. A classificação das rotinas praticamente define os estilos aos quais estas rotinas pertencem. É comumente aceita uma classificação que agrupa os estilos em escolas em função de sua característica predominante. Por outro lado, uma mesma arma pode estar presente em vários estilos e as rotinas desta arma geralmente variam conforme as peculiaridades de cada estilo, apesar de uma mesma rotina famosa de certa arma poder fazer parte de vários estilos. As armas mais conhecidas são: espada, sabre (facão), lança, bastão, corrente, ganchos, bastão articulado etc.

O combate contempla a luta em si, o treinamento de base e o treino simulado. Não se deve confundir o treino simulado com rotinas combinadas. O propósito do primeiro, em forma de uma seqüência curta, é exclusivamente ilustrar a aplicação dos golpes e aumentar a habilidade em desferi-los, enquanto a rotina combinada, mais longa, visa também a demonstração e possui movimentos conjuntivos sem finalidade marcial. No Taiji há uma forma considerada como combate, que se chama tuishou, geralmente praticada por duas pessoas que tentam sentir a intensidade e o movimento da força do adversário e desequilibrá-lo num momento adequado.

Como uma modalidade desportiva moderna, o wushu vinha se desenvolvendo a uma velocidade que surpreende. Cerca de quinze anos após a sua fundação, a IWUF está se empenhando a levar o wushu para o mundo olímpico e o nível dos campeonatos internacionais não deve nada às modalidades profissionais. Sem dúvida, um futuro promissor aguarda pelo wushu, mas é um prêmio que exigirá de seus adeptos um esforço redobrado e contínuo, pois os praticantes de wushu sabem muito bem que o resultado só vem depois de muita dedicação.



Fonte: http://www.tonlonsaojudas.com.br/artes-marciais/wushu-moderno/


Endereço

  Rua Darcy Ribeiro, 228 Jd. Santa Maria - Osasco - SP
  (11) 9-8650-1079
  E-mail contato@maochuen.com.br
 (11) 98650-1079
Kung Fu Mao 2024 - Todos os direitos reservados