Wushu Sanda

Sanda Wushu

SANDA 散打

SANDA, assim como em todas as Artes Marciais, o WUSHU também tem regras para competição de combate.

A modalidade de Luta do Wushu é chamada de SANDA (散打; literalmente "luta livre") é uma forma chinesa moderna de luta corpo a corpo, um sistema de auto defesa, e um esporte de combate. Esta modalidade de luta possui um regulamento próprio, criado de modo a proteger a integridade física do atleta e permitir que ele desenvolva suas técnicas de modo seguro, onde as regras estão prontas para simular com total precisão o combate real.

O trabalho de luta colabora no desenvolvimento dos reflexos corporais e na rapidez de respostas e adaptabilidade, permitindo, em conjunto com outras formas de treinamento, que o praticante adquira autoconfiança e capacidade de trabalho em grupo. É fato que defesa pessoal e luta competitiva são diametralmente opostos, mas, através do trabalho de luta competitiva, são desenvolvidos atributos também necessários às técnicas de autodefesa, sendo simples, direto e efetivo.

A prática do SANDA como esporte de combate teve seu inicio em 1990, ano em que o comitê organizador do XI Jogos Asiáticos incluiu o Wushu como esporte oficial de competição. Nesse mesmo ano foi fundada a Federação Internacional de Wushu (IWF) que é encarregada em difundir e dirigir o crescimento do esporte, determinando suas regras.

O Sanda é praticado em mais de 95 países tendo como principais forças as seleções da China, Vietnã, Rússia, Irã, Egito e Brasil.

SISTEMA DE GRADUAÇÃO
As graduações (estrelas) seguirão um padrão em todas as federações filiadas, conforme critérios estipulados pela CBKW. Seguem as medidas: 4cm de altura com espaçamentos entre cada uma de 1,5 cm. A aplicação da graduação começará de baixo para cima de forma subsequente, a partir de 3 cm da bainha da perna esquerda do calção, até completar o terceiro nível (primeira fase - estrela prata). Quando começar o quarto nível (estrela com contorno dourado e o centro preto) que irá até o sexto nível (segunda fase - estrela dourada), as estrelas da primeira fase serão retiradas.



AREA DE COMBATE: LEITAI

A area de copetição é uma plataforma com estrutura de madeira de 80 cm de altura com 8 metros quadrados. Revestida por por um piso macio (tatame) coberto por uma lona. O logotipo da Confederaçao Brasileira de Kung Fu/wushu( com o diametro de 120cm) deverár ser desenhado no centro da plataforma.

As bordas da plataforma serão marcadas com linha vermelhas de 5cm de largura e quatro linhas amarelas(linha de segurança) com 10cm de largura serão desenhados a 90cm para dentro das bordas da plataforma (linhas vermelhas). Colchões protetores de 20cm a 40cm de altura e 2m largura serão colocados ao redor da área de copetição (abaixo exemplo).

Endereço

  Rua da Fé, 275 Jardim Cotia - Cotia SP
  (11) 9-8650-1079
  E-mail contato@maochuen.com.br

Sobre o Instituto

Instituto Mao Quan 2018 - Todos os direitos reservados