Sempre tive muita vontade de praticar artes marciais via na TV e me imaginava treinando, porém não existiam academias próximas da minha residência naquela época.
Um dia caminhando pela rua com um amigo recebi um folheto que dizia que iria abrir uma academia de Kung fu no bairro, fiquei muito feliz e fui correndo para casa mostrar para o meu pai e ele me deu todo apoio e disse que me levaria até lá.
Então embalado pelos filmes de artes marciais no inicio dos anos 2000 ainda criança comecei a praticar Kung Fu no município de Osasco (Grande São Paulo) tendo como professor o Sr. Edmilson da Silva Roza (a quem sou muito grato).
Após alguns anos a academia infelizmente fechou pois o professor teve alguns problemas pessoais e já não podia continuar, mas não me abati e decidi que iria continuar com a pratica do Kung Fu só que agora com o Mestre Jairo Patti, na academia Jik-chung e para isso teria que ir de Osasco para Itapevi e foi isso que fiz durante vários anos.
Também tive a oportunidade de praticar outras modalidades marciais como jiu-jitsu, capoeira, kick boxing e mma agregando valor a minha jornada marcial.
Cursos / Seminarios
Iniciei aos 13 anos de idade minha trajetória dentro do Kung Fu para ser mais preciso no mês de agosto de 1989 na comunidade amigos do bairro na Cohab 5 em Carapicuíba-SP através de um amigo do meu pai que me apresentou ao finado professor Tavares.
No ano seguinte tive que mudar de escola pois infelizmente o professor Tavares faleceu em decorrência de uma doença e meu professor passou a ser o Sr. Zito e também o professor Carlos Andrade também conhecido como Carlos do Tigre aluno mais antigo do Grão Mestre Ronaldo Candido Ferreira.
Me formei professor no ano de 1996 e continuei minha jornada marcial treinando e buscando sempre a evolução dentro do Kung Fu e em 1999 entrei para a Associação Mao Chuen tendo como Mestre o Sr. Francisco Crizante.
Em 2003 tive a oportunidade de treinar o Wushu Moderno com o Shifu Thomas Chan na escola Sino Brasileiro de Kung Fu localizada na região de pinheiros em São Paulo.
No ano de 2007 comecei a praticar Aikido e me formei professor agregando assim valor a minha jornada marcial
Durante minha jornada dentro do Kung Fu tive diversos irmãos marciais que me ajudaram na evolução como praticante e tambem como pessoa e uma delas é o saudodo Jairo Conartioli, com quem tive o privilegio de treinar e aprender muito, uma pessoa iluminada que nunca irei esquecer, esteja em paz meu irmão.
Comecei a treinar Kung Fu aos 12 anos de idade com o Mestre Francisco Crizante, sempre fui apaixonado por artes marciais e quando surgiu a oportunidade iniciei meus treinamentos.
Em 2008 comecei a participar dos cursos de formação de professores de Tai Chi Chuan (TaijiQuan) da Confederação Brasileira de Kung Fu / Wushu que ocorriam na cidade de campinas (interior de São Paulo). Após o termino do curso passei a treinar Tai Chi Chuan e Wushu Moderno sob orientação do Mestre Thomaz Chan na Hon Kit Wushu (Academia Sino Brasileiro). Juntamente se iniciaram os cursos e os trabalhos de arbitragem e um período auxiliando na diretoria de estilos internos da Federação Paulista de Kung Fu.
Foi nessa época em que atuei como técnico da equipe de Kung Fu da cidade de Barueri, parceria que trouxe muitos títulos estaduais, nacionais, Sul-americano, e pan-americanos, além da participação no campeonato mundial júnior e no mundial universitário.
Cursos / Seminarios
No ano de 1998 na academia Stylo livre (Barueri-SP) iniciei minha jornada no wushu com shifu Francisco Crizante, mas as condições ficaram difíceis e tive que parar de treinar durante um certo tempo. Porém não via a hora de poder voltar a praticar a arte milenar.
Foi quando em janeiro de 2000 pude retornar. Peguei firme nos treinos com o professor Valdemar na academia Master, treinando com ele até o nível de faixa amarela, passando então a treinar novamente com o Mestre Francisco Crizante.
Durante toda a minha trajetória eu passei por momentos difíceis porem nunca me abati e segui em frente no meu objetivo. Com foco, dedicação e amor ao Kung Fu. Continuo na jornada marcial junto ao meu mestre e meus irmãos de treino.
Treinava judô desde meus 5 anos de idade pela Prefeitura de Barueri, mas pelo meu porte físico e tipo de treinamentos fui me desinteressando pela arte, quando aos 12 anos conheci o Kung Fu através de uma amiga. Essa descoberta foi na Academia Boa Forma no Jd. Silveira em Barueri, com o Shifu Francisco Crizante.
Ainda treinei concomitantemente Judô e Kung Fu por 2 anos, quando optei por me dedicar exclusivamente ao Kung Fu.
Na época treinavamos de todas as modalidades de Kung Fu que tem: desde o tradicional, até o Sanda e Tai Chi Chuan, além de fundamentos de Moderno. Cheguei a participar de competições nas modalidades Tradicional (mãos e armas) e Sanda, mas não tinha como objetivo ser um atleta renomado, gostava muito mais da companhia de toda a equipe.
Iniciei a faculdade de Educação Física em 2006, e no mesmo ano comecei a dar aulas para crianças na Academia Boa Forma, onde havia iniciado minha prática.
Desde então estou dando aulas, e por grande empatia, tenho como público-alvo crianças e adolescentes, pois aprendi muito com eles e posso ajudar na formação integral de cada um como cidadão.
Desde criança fui apaixonado por qualquer tipo de arte marcial, mas só tive a oportunidade de começar a treinar Kung Fu aos 19 anos, assim que consegui dinheiro e tempo para isso.
Meus 3 primeiros anos no Kung Fu (até a faixa verde) foram com o Laoshi Bruno Nardini, a quem devo boa parte do meu conhecimento e desde 2006, treino com o mestre Francisco Crizante.
Entre 2010 e 2012 pratiquei também o Sanda e alcancei uma graduação intermediária (3 estrelas), agregando ainda mais valor à minha formação no Kung Fu. Durante toda essa jornada, experimentei outros estilos de Kung Fu, mas o caminho sempre me trouxe de volta ao Kung Fu Mao Chuen e é por aqui que eu vou ficar.
iniciei a prática do Kung fu em 2004 com o professor Bruno César Nardine, no ginásio de esporte de Jandira. Em 2008 eu iniciei as competições na modalidade sanda, me formei como instrutor de sanda 5° nível em 2016, hoje me encontro como responsável pelo sanda na Associação Mao Chuen e sigo como atleta representando minha cidade e minha escola.
Conquistei 4 títulos paulista, sou vice campeão brasileiro, sou campeão da copa profissional sanda até 65 kg da FPKF.
CompetiçoesComecei a treinar aos 11 anos, por conta dos filmes de ação como B13 (Parkour) e videos de movimentos acrobáticos que eu via na internet, despertei o interesse e encontrei no Jardim planalto-Carapicuíba/SP aulas de Kung fu tradicional Mao Yang na época e iniciei a pratica com o Shifu Irineu e posteriormente junto ao Laoshi GIlson em 21/05/2010.
No inicio de 2017 necessitei ir treinar em Barueri com o Shifu Francisco Crizante na sede do Kung fu Mao Chuen e após um ano conheci a pratica do Wushu Moderno que era lecionado pelo Laoshi Getúlio Nardini e comecei a competir nas competições estaduais de São Paulo representando a escola Mao chuen nas categoriais de Mãos do Sul e Facão no Wushu Tradicional e em Nanquan no Wushu Moderno.
Hoje continuo a pratica do Wushu Tradicional com o Shifu Francisco Crizante e a um ano(2018) Wushu Moderno com o Shifu Thomaz Chan da escola Sino Brasileira de Kung Fu.
Começei a treinar aos 11 anos de idade com o Professor Cassiano, em Arara/PB. Iniciei a lecionar kung fu muito cedo, ainda na faixa azul. Me tornei professor por necessidade, pois meu professor teve que ir para São paulo em busca de trabalho. Tive que ficar a frente das aulas e dá continuidade a arte marcial, mesmo sem está com a formação completa. Mas continuei treinando, mesmo sem professor. Foi onde encontrei o Professor Lindoval que me ajudou a continuar a formaçao marcial. Agradeço a Deus que me deu forças para prosseguir.
Até o ano de 2004, não tinha conhecimento do Kung-fu e nem se quer havia ouvido falar sobre essa arte marcial, fui guiado a iniciar a prática através de alguns amigos que já praticavam o Kung-fu naquela época. Em Carapicuíba, no parque do Planalto, haviam dois professores que ensinavam o kung-fu do estilo Mao Chuen e era recente, o professor Élcio e o professor Irineu, naquele momento só haviam alunos iniciantes e eu iniciei a minha prática neste estilo. Depois de algum tempo, o professor Élcio precisou sair e no parque do Planalto, ficou só o professor Irineu dando aula, então treinei e pratiquei com ele até a fase preta, me formando em Janeiro de 2010, quando o mestre Francisco Crizante me avaliou.
Conheci o mestre Francisco Crizante em 2004, em Carapicuíba, naquela época ele dava aula no centro de Carapicuíba, na escola Dom Leon e fiz a minha primeira aula com ele. Pratiquei também algumas vezes com o professor Lindoval, na academia Áquarios, inclusive, foi realizado alguns dos meus exames de graduação nesta academia.
No ano de 2005, eu conheci o grão-mestre Ronaldo Cândido Ferreira, naquele momento eu não acreditei que ele era o grão-mestre do nosso estilo, pois na aparência, não se parecia com um mestre de arte marcial. No ano de 2007, eu tive o prazer de participar da minha primeira aula com ele, no parque do Planalto mesmo, pois o professor Irineu havia convidado o grão-mestre para dar uma aula para a gente. Apesar de ter passado apenas 5 movimentos para nós naquela aula, o ensinamento foi muito relevante, porque ele sentou na cadeira e começou a falar e mencionar um pouco do seu conhecimento até aquele momento, foi uma experiência incrível.
Como a grande maioria dos jovens nos anos 80 eu adorava os filmes de artes marciais em especial os filmes do Bruce Lee e foi assistindo esses filmes que me despertou a vontade de praticar artes marciais.
Um dia um amigo que era praticante de Capoeira me informou que ao lado da academia onde ele praticava Capoeira existia uma academia de Karate, fiquei muito ansioso e combinamos de ir conhecer essa academia que ficava no centro da cidade de Osasco, na Av. João Batista nas dependências do antigo Gramour, porém ao chegar lá notamos que se tratava de uma academia de Kung fu e não de Karate como meu amigo havia dito, fiquei ali sentado assistindo a aula e muito impressionando com o os movimentos que estavam sendo executados naquela grande sala onde haviam mais de 300 alunos treinando.
E foi assim que conheci a escola de kung fu Mao, estilo Mao Quan (Punho do Gato) que tinha como responsável o hoje Grão-Mestre Ronaldo Candido Ferreira, treinei duro por muitos anos com diversas lendas do estilo Mao Chuen como: Carlos Tigre, Irineu, João Grandão, Mauro, Sebastião, Elcio e Wilson.
Uma das pessoas que tenho grande admiração que eu nunca vou me esquecer é o Mestre Roger irmão do Mestre Ronaldo, treinamos juntos durante muito tempo principalmente na região da Brasilândia.
Após muitos anos praticando Kung Fu infelizmente tive que dar uma pausa pois conforme os anos iam passando outras responsabilidades vinham surgindo e já não conseguia conciliar as coisas.
Mesmo sem praticar oficialmente em uma das escolas do estilo sempre me mantive ativo treinando em casa, no ano de 2005 voltei a treinar na escola do Mestre Irineu no município de Carapicuíba na região metropolitana de SP, treinamos durante alguns anos até que o Irineu teve que encerrar as atividades na academia devido a problemas de saúde e o mesmo vem se tratando até os dias de hoje.
Não poderia deixar de registrar meu respeito e admiração pelo mestre Irineu, uma pessoa impar que me ajudou muito em minha jornada marcial, sempre me ajudou e sempre esteve ao meu lado uma pessoa que considero como um verdadeiro irmão.
Quando Irineu parou de lecionar passei a praticar com o Mestre Francisco Crizante na cidade de Barueri e sigo treinando com ele até os dias de hoje.
Cursos / Seminarios
Competições
Comecei a treinar no ano de 2002 com 8 anos de idade no parque do Planalto na cidade de Carapicuíba com o professor Fernando, anos depois comecei meu treinamento com o professor Everton Rodrigues Lopes (Lobão) no ginásio de esportes Ayton Sena, a quem tenho um respeito muito grande. Meu maior motivo para início dos treinos foi meu irmão mais velho Timóteo que me levou junto com mais dois irmãos (Tiago e Anderson) para conhecermos oque era o Kung Fu.
A partir daí fui tendo contato com filmes, séries e tudo deste mundo ao qual me apaixonei. No ano de 2011 junto aos irmãos de Carapicuíba iniciamos os treinamentos com o Mestre Francisco Crizante ao qual treino até os dias atuais
Em 2015 assumi as aulas das escolas de Carapicuíba, no qual levei este trabalho até o ano de 2019. Atualmente sou um dos responsáveis pela unidade da Mao Quan da cidade de Osasco.
Cursos / Seminarios
Competições
Iniciei minha jornada dentro das artes marciais em novembro de 1999 com o professor Expedito Zezar, no municipio de Guarulhos região metropolitana de são paulo em um projeto que o professor tinha com um grupo pequeno de alunos e assim treinei durante varios anos até que em 2006 me tornei faixa preta.
Um pouco antes de me tornar faixa preta meu professor me incentivou a iniciar um projeto para meu crescimento pessoal e também como um estagio para me tornar faixa preta, no ano de 2005 comecei a dar aula na Associação Desportiva e Cultutal União Guarulhense que atualmente se chama Sava (Sociedade amigos de vila Augusta) até 2010
Após o nascimento do meu filho fiquei afastado dos treinos por quase 1 decada porem neste meio periodo tive a oportunidade de treinar outras modalidades marciais, Boxe Kick Boxing e no ano de 2024 retornei aos treinos com o Shifu Francisco Crizante no municipio de Barueri, e também voltei a ministrar aulas de Kung fu, desta vez na igreja Adnipo.
E assim sigo minha jornada dentro do Kung Fu, treinando com o grupo dos faixas pretas e me aprimorando cada vez mais.
Sempre admirei filmes de Kung Fu e artes marciais em geral,mas não sabia aonde encontrar.
Iniciei na capoeira dos 6 aos 14 anos,mas foi com 18 anos que minha mãe me disse que tinha aulas de Kung Fu na academia de musculação que ela treinava.
Um dia eu fui nessa academia e vi uma apresentação de Kung Fu, nesse mesmo dia eu disse pra mim mesmo " é isso que eu quero".
Iniciei a prática em 2008 , tive a oportunidade de treinar com vários professores, que me proporcionaram habilidades e visões em diferentes aspectos.
Na fase intermediária amarela ,fiz uma pausa , por causa dos estudos,mas após 2 anos voltei com força total na sede com mestre Francisco e desde então nunca deixei minha admiração e a chama do espírito Kung Fu se apagar.