Minha trajetória nas artes marciais começou em 1996, quando iniciei no grupo Muzenza de Capoeira, onde fui batizado com o apelido *Jandáia* pelo Mestre Jaguará. Após dois anos, dei continuidade à minha jornada no Kung Fu – estilo Mao Chuen Jik Chung, sob a orientação do Mestre Jairo Patti. Aos 17 anos, tive a honra de abrir uma filial e aprender a ministrar aulas na comunidade do Morro do Macaco, em Cotia/SP. Em 2010, conquistei a graduação de Faixa Preta, sendo filiado à FPKF. Na sequência, me graduei com mais um grau na Associação Mao Chuen com o mestre Francisco Crizante.
A paixão pelas artes marciais me levou a criar o projeto social A Hora de Fazer Valer, desenvolvido na Escola Estadual Rio das Pedras, onde concluí meu ensino fundamental e médio. O projeto integrou treinamentos funcionais e artes marciais mistas, contando com professores de diferentes modalidades. Mais tarde, fundei o Centro de Artes Marciais (CAM), no bairro do Portão, ampliando o acesso da comunidade ao esporte e à disciplina marcial. Também co-fundador do Instituto Mao Quan
Em 2008, iniciei minha jornada no Boxe, no tradicional Clube de Boxe de Cotia, fundado em 1958 pelo ex-pugilista Santista e atualmente conduzido por seu filho Ricardo “Pardal”. Até hoje, faço parte da diretoria e do conselho da instituição, atuando como Vice-Presidente. Sou Treinador Nível 1 Estrela 1, credenciado pela Confederação Brasileira de Boxe (CBB) e pela FEBESP, certificado por grandes referências como Ricardo Leite, Cidinha, Mauro e Carlinhos “Furacão”, ex-pugilista profissional e atual presidente da CBB.
Além disso, sou Instrutor de Krav Maga Kapap, representando o município de Cotia sob delegação do representante TML do Brasil, credenciado pela Polícia Federal. Minha formação também inclui certificações como Instrutor Stop the Bleed (controle de hemorragia), APH Tático, Primeiros Socorros, RCP e DEA Internacional pela NSC, Instrutor de Salvamento e Regaste em altura, Instrutor de Operação Segura com Máquinas Autopropelida, além de credenciamento pelo *CBPMESP.
Profissionalmente, atuo como Técnico de Segurança do Trabalho e sou Docente em Escola Técnica, formando novos profissionais da área. Minha experiência prática inclui cinco anos como Bombeiro Profissional Civil na Fundação Casa (antiga Febem), no Complexo Brás, onde participei ativamente de diversas ocorrências críticas, incluindo contenções de rebeliões.
Mais do que títulos e graduações, minha missão sempre foi transformar vidas por meio da disciplina, da superação e dos valores das artes marciais.
Cursos / Seminarios
Competições
Iniciei aos 13 anos de idade minha trajetória dentro do Kung Fu para ser mais preciso no mês de agosto de 1989 na comunidade amigos do bairro na Cohab 5 em Carapicuíba-SP através de um amigo do meu pai que me apresentou ao finado professor Tavares.
No ano seguinte tive que mudar de escola pois infelizmente o professor Tavares faleceu em decorrência de uma doença e meu professor passou a ser o Sr. Zito e também o professor Carlos Andrade também conhecido como Carlos do Tigre aluno mais antigo do Grão Mestre Ronaldo Candido Ferreira.
Me formei professor no ano de 1996 e continuei minha jornada marcial treinando e buscando sempre a evolução dentro do Kung Fu e em 1999 entrei para a Associação Mao Chuen tendo como Mestre o Sr. Francisco Crizante.
Em 2003 tive a oportunidade de treinar o Wushu Moderno com o Shifu Thomas Chan na escola Sino Brasileiro de Kung Fu localizada na região de pinheiros em São Paulo.
No ano de 2007 comecei a praticar Aikido e me formei professor agregando assim valor a minha jornada marcial
Durante minha jornada dentro do Kung Fu tive diversos irmãos marciais que me ajudaram na evolução como praticante e tambem como pessoa e uma delas é o saudodo Jairo Conartioli, com quem tive o privilegio de treinar e aprender muito, uma pessoa iluminada que nunca irei esquecer, esteja em paz meu irmão.
Como a grande maioria dos jovens nos anos 80 eu adorava os filmes de artes marciais em especial os filmes do Bruce Lee e foi assistindo esses filmes que me despertou a vontade de praticar artes marciais.
Um dia um amigo que era praticante de Capoeira me informou que ao lado da academia onde ele praticava Capoeira existia uma academia de Karate, fiquei muito ansioso e combinamos de ir conhecer essa academia que ficava no centro da cidade de Osasco, na Av. João Batista nas dependências do antigo Gramour, porém ao chegar lá notamos que se tratava de uma academia de Kung fu e não de Karate como meu amigo havia dito, fiquei ali sentado assistindo a aula e muito impressionando com o os movimentos que estavam sendo executados naquela grande sala onde haviam mais de 300 alunos treinando.
E foi assim que conheci a escola de kung fu Mao, estilo Mao Quan (Punho do Gato) que tinha como responsável o hoje Grão-Mestre Ronaldo Candido Ferreira, treinei duro por muitos anos com diversas lendas do estilo Mao Chuen como: Carlos Tigre, Irineu, João Grandão, Mauro, Sebastião, Elcio e Wilson.
Uma das pessoas que tenho grande admiração que eu nunca vou me esquecer é o Mestre Roger irmão do Mestre Ronaldo, treinamos juntos durante muito tempo principalmente na região da Brasilândia.
Após muitos anos praticando Kung Fu infelizmente tive que dar uma pausa pois conforme os anos iam passando outras responsabilidades vinham surgindo e já não conseguia conciliar as coisas.
Mesmo sem praticar oficialmente em uma das escolas do estilo sempre me mantive ativo treinando em casa, no ano de 2005 voltei a treinar na escola do Mestre Irineu no município de Carapicuíba na região metropolitana de SP, treinamos durante alguns anos até que o Irineu teve que encerrar as atividades na academia devido a problemas de saúde e o mesmo vem se tratando até os dias de hoje.
Não poderia deixar de registrar meu respeito e admiração pelo mestre Irineu, uma pessoa impar que me ajudou muito em minha jornada marcial, sempre me ajudou e sempre esteve ao meu lado uma pessoa que considero como um verdadeiro irmão.
Quando Irineu parou de lecionar passei a praticar com o Mestre Francisco Crizante na cidade de Barueri e sigo treinando com ele até os dias de hoje.
Cursos / Seminarios
Competições
Comecei a treinar no ano de 2002 com 8 anos de idade no parque do Planalto na cidade de Carapicuíba com o professor Fernando, anos depois comecei meu treinamento com o professor Everton Rodrigues Lopes (Lobão) no ginásio de esportes Ayton Sena, a quem tenho um respeito muito grande. Meu maior motivo para início dos treinos foi meu irmão mais velho Timóteo que me levou junto com mais dois irmãos (Tiago e Anderson) para conhecermos oque era o Kung Fu.
A partir daí fui tendo contato com filmes, séries e tudo deste mundo ao qual me apaixonei. No ano de 2011 junto aos irmãos de Carapicuíba iniciamos os treinamentos com o Mestre Francisco Crizante ao qual treino até os dias atuais
Em 2015 assumi as aulas das escolas de Carapicuíba, no qual levei este trabalho até o ano de 2019. Atualmente sou um dos responsáveis pela unidade da Mao Quan da cidade de Osasco.
Cursos / Seminarios
Competições