WUSHU MODERNO é um esporte tradicional chinês, uma herança cultural muito preciosa, e que possui uma longa história.
O desenvolvimento do wushu está baseado em seqüências de movimentos preestabelecidos (rotinas), nas quais são utilizadas todas as partes do corpo em conjunto e de forma harmoniosa. Seus movimentos incluem deslocamentos e esquivas, saltos e movimentos de mãos e pernas.
Existem, dentro do wushu, rotinas nas quais o praticante utiliza armas chinesas e existem também as rotinas executadas com as mãos livres, isto é, aquelas nas quais não são as noções de distância e orientação e prover o atleta de um melhor nível de utilizadas armas. O trabalho de rotinas aumenta a elasticidade e o equilíbrio corporal, além de aperfeiçoar coordenação motora, uma vez que nenhuma parte do corpo é negligenciada nesta forma de trabalho.
Wushu nas Olimpíadas
Em 1936, nas olimpíadas de Berlim, a China enviou uma equipe de atletas de Wushu para fazer uma apresentação, foram aplaudidos por pessoas de muitos Países. Em 1990, a Associação Chinesa de Wushu definiu a meta de "propagar essa arte e aumentar a população de praticantes, e desde então esta modalidade começou a ser expandir para fora do País e se espalhar pelo mundo.
Desde 1996, a Associação Chinesa de Wushu tem feito planejamentos e trabalhado muito para organizar a entrada do Wushu nas Olímpiadas. Até o ano de 2000 a Federação Mundial de Wushu já possuía mais de 80 Países filiados, tudo isso devido a grande aceitação dessa modalidade e aos esforços da IWF em popularizar o Wushu.
Com a finalidade de desenvolver uma estrutura que permitisse ao Wushu alcançar o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional e vir a modalidade se tornar um esporte olímpico, a Chinese Wushu Research Institute (Instituto de Pesquisas de Wushu Chinês) trabalharam no sentido de desenvolver a padronização das rotinas de competição, que foi posteriormente denominadas de Rotinas Compulsórias de Competição. Isto significa que toda competição oficial de Rotinas de Wushu deverá seguir compulsoriamente os padrões determinados.